sexta-feira, 24 de agosto de 2012

VOCÊ É MELHOR DO QUE UM ÁRBITRO DE FUTEBOL?

Eu ainda não vivi o bastante pra ver torcedor, jogador, técnico ou dirigente de um time qualquer se manifestar indignado quando o seu clube é ajudado pela arbitragem. São-paulino que sou, nunca esbravejei palavrões ao ver o juiz apitar um pênalti inexistente ou validar um gol irregular a meu favor. Quando tudo isso acontece nas cercanias de Rogério Ceni, dá-lhe nariz torcido, sobrancelha franzida e humor pra poucos.

A nossa arbitragem é péssima, e se ela acerta com o seu time hoje, crave: amanhã ela te deixará estarrecido. Embora a incapacidade (não má fé, na maioria dos casos) seja generalizada, na Europa os “roubos” são incomuns e há mais precisão em lances complicados. O problema não é moral, mas técnico, que se resolve com treinamento e dedicação exclusiva ao ofício.


Questionar o caráter do árbitro só quando ele nos é prejudicial não faz de nós oportunistas? Evidente que a falha de uma marcação enganosa não se justifica, mas como o futebol tem o indissociável talento de imitar a vida, natural que o dito cujo traga as glórias e os fracassos do que está do lado de fora dos estádios, e viva Nelson Rodrigues.

Eis aí mais um traço da nossa paixão desmesurada (ops, pleonasmo): acusar o desvio do árbitro apenas quando nos convém é errar cretinamente, mais até do que o vilão dos gramados, e convenhamos que, depois disso, a nossa autoridade pra protestar decai. Se o crime está configurado quando me é contra, se favorável tem o mesmo peso. Mas, confortemo-nos: os espertos do mundo do futebol estão na faculdade, no trabalho, em casa, na política, na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário